quinta-feira, 27 de outubro de 2011

35ª Mostra Internacional de Cinema

Dica àqueles que curtem cinema: Do dia 21/10 ao dia 3/11, se realizará em diversas salas da cidade a 35ª Mostra Internacional de Cinema, em que cerca de 250 títulos serão exibidos. Dentre eles há diversos títulos premiados em festivais internacionais, retrospectivas e cópias restauradas de grandes clássicos.
Dica àqueles que curtem cinema, mas não são grandes especialistas (como eu!): Vá a pelo menos uma sessão da mostra, mas não confie nas recomendações da revistinha Divirta-se, que vem à parte no Estadão, na hora de escolher o título.






Bom, como eu não tive ninguém me avisando isso, eu cai na armadilha dos boletins culturais e fui assistir a um filme considerado imperdível pelos críticos do Estadão, e pior (ou melhor pra mim), arrastei meu querido pai comigo. 
Como decidimos ir de última hora decidimos ir ao MIS (Museu da Imagem e do Som), pois sabíamos que lá estaria passando um filme muito bem cotado pelo nosso prezado caderno de cultura geral, num horário possível de nós chegarmos. E lá fomos nós assistir O Trovador Kerib. O filme, que é considerado um dos "destaques fundamentais" da mostra, é simplesmente um filme cuja narração é feita em Azerbaijani, mas é "coberta" por uma dublagem em georgiano. Ah! Muito obrigada, essa dublagem em georgiano facilitou MUITO a minha compreensão... Além disso, tinha legenda em português também, o que só aumentou a miscelânea idiomática da exibição. No início até achei que o filme pudesse ser interessante pelo fato de mostrar certos costumes russos (pois é, o filme se passa na Rússia, mais um país para essa lista), mas o fraquíssimo roteiro, a péssima qualidade da imagem e do som não permitiram que nem eu nem meu pai conseguíssemos ficar mais de 20 minutos na sala.
Como eu já disse, estou muito, mas muito longe de ser uma especialista no assunto, mas gostaria de saber o que passa na cabeça de um crítico que recomenda uma coisa dessas, afinal, o caderno em questão não é dirigido somente à grandes conhecedores do assunto, e sim à pessoas interessadas no que acontece na cidade, mas que não necessariamente possuem conhecimentos técnicos, históricos, etc... sobre o assunto, por isso, eles deveriam especificar os filmes mais conceituais, para nós fugirmos deles!!
Enfim, essa foi a nossa tentativa de fazer um programa cultural e interessante. Infelizmente a parte "cultural" não deu certo, mas, tendo em vista esse fracasso, corremos para o Milk And Mellow tomar um milk shake, o que definitivamente salvou a noite e fez com que voltássemos satisfeitos para casa.
Se alguém tiver recomendações boas (de fontes confiáveis ou que tenha assistido mesmo) compartilhe, porque eu tenho certeza que há ótimas produções na mostra, eu que infelizmente não dei sorte.

É isso aí pessoal, beijos a todos!!

PS: Por favor façam seus comentários, dêem sugestões, contem suas histórias  aqui no blog, e não no facebook e afins, ok? :)

3 comentários:

  1. tambem quero ir tomar milk shaaake!!!!! hahahahhaha
    mas super bad ver um filme dublado em georgiano, pelo menos vc tentou! haha

    ResponderExcluir
  2. Realmente, não entendo o motivo pelo qual um diretor como Paradjanov é recomendado pela critica, apesar de sua repercussão internacional, importante, é um diretor com aspectos muito particulares em relação a sua maneira de fazer cinema e expressar suas idéias. podemos dizer com uma abordagem nada tradicional.. já seu trabalho de colagens e desenhos é muito interessante! exposto em muitos museus ao redor do mundo hehehehe

    vou te dar algumas indicações:

    -Submarino
    -O Futuro
    -Frango com Ameixas

    heheheh (:
    ps: gostei do blog!

    ResponderExcluir
  3. ana, devemos encarregar alguém que não cozinha de fazer milk shake no próximo cooking day... é muito bom!! hahaha :)

    Falcon, não acredito que frango com ameixas é bom, eu e meu pai fomos (antes de ir pro mis) no sinesesc com a intenção de assistir esse filme, mas infelizmente estava esgotado! hahaa obrigada pelas dicas, vou tentar assistir algum desses filmes que vc indicou no fds e até procurar o trabalho de colagens e desenhos do Paradjanov, pq com certeza ele tem relevância no meio artístico, né? senão não teria todo esse reconhecimento.

    Beijos!!

    ResponderExcluir